DIAGNÓSTICO SOCIAL EM SAÚDE


Ao realizar um processo de diagnóstico de uma dada realidade, o investigador deve definir qual o método a ser utilizado a partir da definição cuidadosa do seu objetivo. A maioria dos autores aponta para a impossibilidade de um único método responder à diversidade e complexidade dos fenômenos e processos sociais no campo da saúde. Uma proposta é a triangulação de métodos, onde um grupo (multidisciplinar ou não), estabelece uma interação por meio do diálogo e discussão crítica, promovendo o compartilhamento das informações e conhecimentos obtidos por diferentes métodos e, se necessário, por diferentes disciplinas, estabelecendo uma interlocução científica com outras pessoas e outras áreas.
 
Assinale como verdadeira (V), entre as afirmativas abaixo, aquelas que apontam aspectos que devem ser observados quando se propõe a utilização da triangulação de métodos. Assinale como falsa (F) aquelas que não se relacionam a esse tema. Em seguida, escolha a alternativa que representa a sequência correta de V e F...
 

(  ) A atuação deve ser interdisciplinar, de preferência. Buscar incluir pontos sócio antropológicos e epidemiológicos do problema em estudo. 
(  ) Durante o desenvolvimento do diagnóstico, os investigadores devem estar atentos à execução de todas as etapas teóricas e metodológicas que compõem o processo de pesquisa. 
(  ) Identificar e buscar compreender as questões que demandam intervenção, de forma que o conhecimento produzido possa atender à necessidade de oferecer uma análise que ajuste-se à ação social. 
(  ) Na área da saúde não é relevante a atuação interdisciplinar e a conjunção de métodos para desvendamento da realidade social pode prejudicar intervenções que  se façam necessárias. 
(  ) A solidez teórica e a relevância dos estudos sociais é indiferente pois todos já sabem quais são os problemas que afligem as comunidades. O que falta é vontade de enfrenta-los. 
 

Escolha a alternativa abaixo que indique a sequência CORRETA quanto à avaliação das afirmações anteriores...
 


e)    V; V; F; V; V


a)    V; V; F; F; F 


c)    V; V; V; V; F


d)    F; V; V; V; V


b)    V; V; V; F; F 

Tanto a epidemiologia como as ciências sociais, em sua vertente qualitativa, têm muito a contribuir na construção do conhecimento sobre os fenômenos saúde/doença, vida/morte. No campo da saúde, não é possível separar a teoria da prática e a compreensão desses fenômenos está profundamente imbricada na implementação da atenção à saúde dos grupos sociais.
A organização do sistema de saúde enfrenta dificuldades suscitadas em um contexto cultural e socioeconômico, de onde emergem epidemias, mantêm-se endemias e surgem doenças próprias da modernidade e da pós-modernidade. 

Frente a essa complexidade e, considerando o texto do Capítulo sobre Metodologias de pesquisa cientifica, é correto afirmar que...

 


c)    O Diagnóstico social em saúde deve utilizar opções que busquem a interação como caminho ideal. O exercício de integração metodológica permitirá a compreensão mais ampla da realidade, permitindo identificar discordâncias, confluências, levantar dúvidas, a partir de uma discussão interativa e intersubjetiva na construção e análise dos dados.


e)    Para que um Diagnóstico social em saúde seja útil às equipes que atuam em uma determinada localidade ele deve ser descritivo e apresentar os dados quantificáveis dessa população.


a)    O Diagnóstico social em saúde deve apresentar a visão técnica da equipe pois os profissionais de saúde é que estão qualificados para identificar quais situações dentro de uma comunidade são importantes e como devem ser enfrentadas.


d)    O Diagnóstico social em saúde precisa produzir informações que sejam quantificáveis para serem representativas da realidade local.


b)    O Diagnóstico social em saúde deve apresentar estudos de abordagem quantitativa porque são mais rápidos e passiveis de comprovação cientifica.

Em nossos estudos identificamos que cada método de pesquisa necessita de técnicas e de instrumentos operativos que devem ser utilizados para responder às indagações da investigação. Nas pesquisas qualitativas as principais técnicas utilizadas são: a entrevista; a pesquisa em grupo e a observação participante.

Utilize os números de 1 a 3 para identificar o tipo de técnicas descritas nas afirmações abaixo, da seguinte forma: se elas se referem à ENTREVISTA, identifique-a com o número 1; se elas se referem à PESQUISA EM GRUPO identifique-a com o número 2 e, finalmente, se elas se referem à OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE identifique-a com o número 3.

(  ) essa técnica é utilizada para obter informações, aprofundando a interação entre os participantes com a finalidade de gerar consenso ou mesmo esclarecer divergências. 
(  ) a aplicação dessa técnica permite, além da construção de opiniões e atitudes a partir da interação entre os indivíduos, observar as comunicações não verbais permitindo obter mais informações sobre a realidade.
(  ) nessa técnica o investigador é introduzido em determinada situação social, registrando os eventos vivenciados em um instrumento denominado ‘diário de campo’. Essa modalidade permite a percepção de situações e fenômenos variados que não seriam obtidos por meio de outras técnicas.
(  ) é uma técnica privilegiada de comunicação sendo a estratégia mais usada no trabalho de campo. Constitui em uma conversa a dois, ou entre diversos interlocutores, dirigida à construção de informações sobre o problema em estudo, abordando o tema pertinente ao objetivo do pesquisador.
(  ) são especialmente importantes na obtenção de dados referentes ao indivíduo, construindo informações a partir de suas reflexões sobre a realidade que vivencia. Esses são dados chamados subjetivos e que só podem ser conseguidos com a contribuição da pessoa.


A seguir, escolha a alternativa abaixo que representa a sequência correta quanto à avaliação das afirmações anteriores:
 


d)    3; 2; 3; 1; 2


e)    1; 2; 1; 1; 3


a)    1; 2; 3; 1; 1


b)    2; 2; 3; 1; 1


c)    1; 2; 1; 3; 1

A entrevista é uma técnica privilegiada de comunicação sendo a estratégia mais usada no trabalho de campo, nas abordagens qualitativas. Permite o acesso à fala, que é seu material principal, mas também à percepção de elementos presentes nas relações e práticas do cotidiano da sociedade ou grupo observado. 
A entrevista pode ser estruturada, semiestruturada ou aberta. O roteiro é o instrumento construído pelo pesquisador para atender às especificidades da aplicação de cada uma dessas técnicas de entrevista.
 

Considerando o texto estudado, identifique abaixo, com a letra ‘V’, as afirmativas que são corretas quanto às características da entrevista aberta e, identifique com a letra ‘F’ as afirmativas que não expressam conceitos verdadeiros sobre essa técnica.


(  ) o roteiro, nesse tipo de entrevista, é pré-estabelecido e destina-se a obter respostas dos informantes às perguntas formuladas pelo investigador. As perguntas são chamadas de ‘fechadas’ por que apresentam opções de resposta e o informante deve escolher uma das alternativas. 
(  ) nesse tipo de entrevista,  muito utilizada nas pesquisas qualitativas, as perguntas, quando são feitas, procuram aprofundar as reflexões acerca de considerações expressas pelo informante. 
(  ) o roteiro, nesse tipo de pesquisa, pode parecer simples de preparar mas exige elaboração previa, de forma que as questões levantadas devem permitir o delineamento do objeto em estudo contribuindo para trazer à tona a visão, os juízos e a relevância dada pelo entrevistado aos fatos investigados. 
(  ) nessa modalidade de entrevista o pesquisador deve memorizar o roteiro e a conversa deve ser conduzida com uma escuta ativa da fala dos atores sociais envolvidos, estimulando-os a explicitar seus pontos de vista de forma mais abrangente e profunda. 
(  ) essa técnica de entrevista utiliza-se de roteiros contendo questões fechadas e abertas sobre a situação em estudo. Dessa forma, a pessoa entrevistada tem liberdade para falar sobre outros assuntos que vão surgindo à medida que se desenvolve o tema central.
 

A seguir, escolha a alternativa abaixo que indique a sequência correta quanto à avaliação das afirmações anteriores:
 


a)    V; V; V; F; V


d)    V; V; F; V; V


b)    F; F; V; V; V


c)    V; V; F; F; V


e)    F; V; V; V; F

Por meio das teorias marxistas, utilizando-se do materialismo histórico dialético, diversos autores desenvolveram estudos, produzindo uma visão crítica em relação às correntes positivistas e fenomenológicas. 
Esses estudos demonstravam que, frente ao poder econômico, os avanços científicos e o desenvolvimentismo não repercutiram na melhoria de saúde das sociedades e que, a organização dos serviços de saúde conservava a inversão das necessidades. Assim, na impossibilidade de derrubar de imediato o modo capitalista de produção por meio de uma revolução socialista, caberia às vanguardas marxistas procurar assegurar, dentro do Estado burguês, um mínimo de direitos para as camadas populares. 

Considerando o exposto acima, analise as afirmações que se seguem e assinale como verdadeira (V), aquelas que, apontam repercussões da ideologia marxista no campo da saúde, em seguida, assinale como falsa (F) aquelas que não se relacionam à concepção marxista. Logo após, escolha a alternativa que representa a sequência CORRETA de V e F...
 

(  ) Assim como por meio da análise espacial do local é possível perceber as contradições inerentes ao modo de produção e a todas as relações subjacentes à forma de organização do trabalho, através da análise de como o Estado organiza as políticas públicas de saúde pode se chegar ao todo social e à compreensão da realidade social. 
(  ) Alguns autores marxistas realizam uma crítica à atuação do Estado, apontando que ao mesmo tempo em que atua no combate da desigualdade e garante direitos aos trabalhadores, esse mesmo Estado mantém o regime social que impossibilita a completa autonomia e emancipação das classes populares. 
(  ) Na América Latina, a partir da década de 70 do século XX, a abordagem marxista assumiu o caráter de posição ideológica e política, no campo da área da saúde, repercutindo nos movimentos sociais pela universalização do direito à saúde e sendo por eles influenciadas. 
(  ) As análises de orientação marxista, indicando que a piora das condições de vida de coletividades aglomeradas nas cidades, exigia respostas mais satisfatórias que aquelas dadas pela definição unicausal-biológica das doenças, promoveu a abertura do campo de estudo sobre a área da saúde para as ciências políticas e outras áreas de ciências sociais, como a educação, nutrição, serviço social, junto com a sociologia e a antropologia. 
(  ) No Brasil, a influência das abordagens marxistas promoveu uma crescente consciência na sociedade, da saúde como um bem inegociável, sobretudo das classes trabalhadoras urbanas. Esses movimentos culminaram com as manifestações da emergente Saúde Coletiva na VIII Conferência Nacional de Saúde de 1986 e, posteriormente, no capítulo dos Direitos Sociais na Constituição de 1988, passando a saúde a ser um direito dos cidadãos e dever do Estado.

Escolha abaixo a alternativa que representa a sequência correta de V e F...
 


a)    V, V, V, F, F 


e)    V, V, V, V, V


c)    V, V, F, F, F 


d)    F, V, V, V, F


b)    V, V, F, V, V

A racionalidade cientifica tem como base o rigor das leis da física e da matemática. Entretanto, os próprios avanços ocorridos no campo das ciências propiciaram o questionamento das leis que constituíam suas bases. Destacam-se os avanços do conhecimento na física, com a Teoria da Relatividade de Einstein e o Princípio da Incerteza desenvolvido por Heisemberg. Estes, juntamente com os avanços na matemática com os teoremas da incompletude e sobre a impossibilidade, desenvolvidos por Godel, demonstraram que a totalidade do real não se reduz à soma das partes em que a dividimos para observar e, que nem todos os fenômenos observados, mesmo nas ditas ciências naturais, é passível de ser medido.
 
Considerando a importância e a influência dos eventos acima relatados, para os estudos sobre o Diagnostico Social em Saúde, identifique as acertivas a seguir com V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA...


(  ) A constatação de que o rigor da matemática poderia ser questionado deu forças às correntes de pensamento que não admitiam que os fenômenos sociais pudessem ser avaliados por medidas quantitativas, pois essas não os explicavam.
( ) Esses conhecimentos permitem questionar o determinismo mecanicista indicando que a totalidade do real não se reduz à soma das partes em que a dividimos para observar e medir. Dessa forma, se a sociedade não pode ser vista como uma máquina, como defendem as correntes positivistas é necessário, mais do que avaliar quantitativamente seus problemas, compreender essa sociedade para identificar como seus segmentos interagem e como surgem os problemas que ela enfrenta. 
( ) Essas descobertas, ocorridas no século XIX, reforçam a credibilidade dos conhecimentos produzidos por meio do rigor das ciências e representam a luta contra todas as formas de dogmatismo e de autoridade que derivavam da Igreja e da nobreza. 
(  ) Com os avanços dos conhecimentos nos campos da física e da matemática, principalmente, acreditava-se que assim como descobriram-se as leis da natureza seria razoável crer que descobrir-se-ia também as leis que regem a sociedade. 
(  ) O questionamento do rigor das leis da física e da matemática mostram que não existem conflitos na realidade social e que o processos de mudanças sociais são apenas ‘disfunções’ que são absorvidos pelo sistema em um movimento de adaptação para manutenção do ‘statu quo’.

Escolha abaixo a alternativa abaixo que representa a sequência CORRETA de V e F...
 


c)    V, V, V, V, F


d)    F, V, V, V, V


b)    V, V, F, F, F 


a)    V, V, V, F, F 


e)    V, V, F, V, V

O termo Paradigma é utilizado para indicar um modelo ou padrão a ser seguido. Em relação a investigações cientificas chamamos de paradigmas as concepções teóricas pelas quais nos orientamos ao definirmos nossas opções metodológicas. Nesse capítulo lemos que, desde o século XVI, o paradigma da racionalidade cientifica tornou-se predominante. Essa predominância, ou hegemonia, teve diversas repercussões.

Identifique com a letra ‘V’ as afirmativas abaixo que expressam algumas das repercussões da hegemonia da racionalidade cientifica. Utilize a letra ‘F’ para indicar aquelas que NÃO ESTÃO RELACIONADAS ao paradigma da racionalidade científica. Em seguida, escolha a alternativa CORRETA...
 

(   ) O desenvolvimento do paradigma da racionalidade cientifico está associado, principalmente, aos avanços ocorridos na Biologia, Química e Física no século XVI, por meio da construção do método científico.
(   ) O modelo de racionalidade que preside a ciência moderna constituiu-se a partir da revolução científica, crescendo nos séculos seguintes nos domínios das ciências naturais e expandindo-se às ciências sociais no século XIX. 
(  ) O paradigma da racionalidade cientifica tende a superar distinções muito presentes na atualidade, como a dicotomia entre natureza e cultura; mente e matéria; subjetivo e objetivo; coletivo e individual.
(   ) O rigor da racionalidade científica fez com que o senso comum e os chamados estudos humanísticos, passassem a ser considerados como conhecimento não-científico e portanto irracional.
(   ) O paradigma da racionalidade cientifica, construído dentro de um contexto social, influenciou o surgimento, nas ciências sociais, de correntes de pensamento que são conhecidas como 'Positivistas’.
(   ) Esse racionalismo influenciou a forma de produção do conhecimento determinando a crença de que o mundo é regido por leis imutáveis e de que todos os fenômenos do mundo poderiam ser quantificados. 
 

Escolha abaixo a alternativa  que indique a sequência correta quanto à avaliação das afirmações anteriores:
 


e)    V; V; F; V; V; V


d)    F; V; V; V; V; V


a)    V; V; V; F; F; V


b)    V; V; F; F; F; V


c)    V; V; V; V; V; V


No ____________________________________ o diagnóstico, assim como as demais etapas do planejamento, deve ser realizado de forma isenta de parcialidade, sem envolvimento de outros atores sociais, dentre eles a população. Os problemas eleitos, para serem enfrentados, são aqueles que atingem grande parcela da população e que são passiveis de mudanças sem alteração da estrutura social que gera seus fatores determinantes. Pauta-se na análise do custo-benefício das ações propostas. Dessa forma, a população é entendida como um conjunto de indivíduos alvo das ações preconizadas e não como sujeitos sociais.

Identifique abaixo a alternativa que completa e confere sentido correto à frase acima...
 


c)    Método Estratégico


b)    Método da Estimativa Rápida


a)    Planejamento Estratégico Situacional 


d)    Método CENDES-OPAS


e)    Diagnóstico Participativo

De acordo com a leitura do texto “Diagnóstico Social em Saúde” analise as afirmativas abaixo indicando se são verdadeiras (V) ou falsas (F). Em seguida, identifique a alternativa que representa a sequência CORRETA...

(  ) Quando o assunto é conhecer as situações-problema de uma comunidade, surge o desafio de compreendê-la a partir da subjetividade dos atores sociais. Para isso, dar voz e oportunidades de expressão aos moradores locais facilita o entendimento das diversas explicações da realidade construída pelos distintos atores sociais.
(  ) o diagnóstico social em saúde busca conhecer as necessidades de uma população, com o objetivo de elaborar estratégias que garantam, minimamente, a justiça social, a qual apresenta uma relação estreita com o princípio da equidade (oferta de atendimento conforme as necessidades identificadas). 
(  ) o  diagnóstico participativo deve envolver os atores sociais residentes na comunidade, sendo utilizado para fazer o levantamento da realidade local, incluindo a identificação dos principais problemas nas áreas: social, econômica, cultural, ambiental, físico-territorial, político-institucional e da saúde.
(  ) Na relação entre diagnóstico participativo e redução das iniquidades em saúde buscam-se práticas de empoderamento das condições sociais e de saúde, possibilitando a distribuição de direitos e deveres entre Estado e sociedade.
(   ) o  diagnóstico participativo deve ser realizado de forma isenta de parcialidade e, portanto, sem envolvimento de outros atores sociais, dentre eles a população.

Assinale abaixo a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo: 
 


a)    V; V; V; V; V.


d)    V; V; V; V; F.


c)    V; V; V; F; V.


e)    V; V; F; V; V.


b)    V; F; V; V; V.

As normatizações sobre aspectos éticos de pesquisas envolvendo seres humanos, no Brasil, datam de 1988. Mas apenas em 1996 o Conselho Nacional de Saúde aprovou a Resolução Nº 196/96 definindo as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos e, por meio da resolução complementar Nº 294/97 introduziu a participação de usuários nos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP). 

A composição de colegiados representando diversos segmentos da sociedade nos CEP constitui, sem dúvida, um grande avanço mas, entretanto, as diretrizes definidas na resolução 196/96 foram delineadas considerando a concepção de pesquisas experimentais, prevendo teste de hipóteses e a produção de conhecimentos generalizáveis. Esse fato tem gerado dificuldade, nos CEP, na análise de propostas que não se enquadram nessa concepção, como muitas das pesquisas qualitativas, em especial aquelas que adotam metodologias participantes, etnográfica e com relatos orais.

Em 2012 foi publicada a resolução 466/2012 que revogou a 196/96 sem, entretanto, apresentar modificações profundas que alterem esse cenário. 
 

Quanto à Resolução 466/2012 é correto afirmar que:...
 


e)  Dispensa o pesquisador da exigência de submissão do termo de consentimento livre e esclarecido à aprovação do CEP que referenda a investigação. 


a)  Soluciona todos os debates que envolvem aspectos éticos nas pesquisas das ciências sociais e humanas, em especial aquelas que adotam metodologias participantes, etnográfica e com relatos orais.


b)  O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido continua sendo uma exigência a ser cumprida nos projetos de pesquisa que envolvem seres humanos e deve constar na apresentação da metodologia adotada pelo investigador.


c)  Rompe com a concepção de pesquisas experimentais, prevendo teste de hipóteses e a produção de conhecimentos generalizáveis.


d)  Finaliza as discussões a respeito dos aspectos éticos envolvidos nas Ciências Sociais e Humanas, propondo caminhos para manejá-los de forma que todos os atores sociais envolvidos sejam respeitados: pesquisado, pesquisador e comunidade. 

Páginas: 12